Feras do Brasil e outros sete países encaram o XP Sertões Kitesurf
10 de setembro de 2023 | Recentes KITESURF
COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

BAIXE IMAGENS AQUI: https://bit.ly/XPSertoes

 

 

O XP Sertões Kitesurf chega à sua terceira edição entre os dias 11 e 16 deste mês e já se consolida como um dos principais eventos da modalidade. Os competidores chegam à praia do Cumbuco nesta segunda feira (11/9) para os procedimentos administrativos. Desde 2021, quando tudo começou, a lista de inscritos para o maior rally de kitesurf de longa duração do planeta inclui campeões mundiais e velejadores de destaque, além de competidores de outros países.

Desta vez não será diferente. O mar do Ceará será o palco para um desfile de feras que inclui representantes do Reino Unido, França, Turquia, Portugal, Suíça, República Dominicana e Argentina. Além, é claro, de grandes nomes brasileiros. O que projeta uma disputa de altíssimo nível técnico no percurso que se iniciará no Kite Cabana, em Cumbuco, e terminará na Fazenda Moreias, em Camocim.

Na Elite masculina (destinada aos profissionais), os dois primeiros campeões da prova estão de volta, dispostos a desempatar o duelo. O carioca Reno Romeu, especialista em freestyle/big wave e campeão mundial, mostrou uma adaptação rápida ao downwind de grandes distâncias para levar a melhor na primeira edição. No ano passado, foi a vez do cearense Alex Neto, local do Cumbuco, levantar o troféu de primeiro colocado.

Os dois não são os únicos candidatos a levar o título e precisarão velejar tudo o que sabem. Conhecido como ‘La Pantera Negra’, o dominicano Deury Corniel traz no currículo os títulos Mundial Júnior e dos Jogos Olímpicos da Juventude, além de ser vice mundial de Freestyle.

Na Pro, os brasileiros – em especial os atletas locais, sempre muito fortes no XP Sertões Kitesurf -; terão como adversário o francês Theo Demanez, nascido em Saint-Martin, no Caribe, é hoje um dos destaques no ranking da Global Kitesurf Association (GKA).

Já no feminino, a grande novidade é a participação da britânica Hannah Whiteley. Campeã mundial na Speed e vice na Big-Air, ela foi eleita por quatro anos a melhor kitesurfista do mundo. Promete dar bastante trabalho à atual campeã Gabi Reynard. A paulista radicada no Preá, onde é instrutora de velejo, tem a seu favor o fato de conhecer o litoral cearense como poucas.

Uma atração à parte é a Pro Jr., destinada à nova geração. E também à novíssima. O fluminense Luccas Maciel Santos Filho, o Lukinhas, quer mostrar que, com apenas sete anos de idade, tem resistência e habilidade de gente grande.

 

Aspas

Marcelo Gervini – Diretor Técnico

“Esse ano implementamos um novo conceito em provas de kitesurf, o Endurance. Não basta um atleta ser bom em fazer downwind e ser rápido. Agora também conta a preparação física, a estratégia e a tática, que passam a ser parte fundamental da prova!”

 

RESUMO

Data: 11 a 16 de Setembro

Percurso total: 440 km

6 dias: 5 etapas – Ceará (CE) – 6 cidades (Cumbuco – Caucaia; Pecém – São Gonçalo do Amarante; Trairi – Guajiru; Itarema – Ilha do Guajiru; Cruz – Prea; Camocim – Fazenda Moreias).

80 competidores

Competidores de 9 Estados (SP, RJ, MG, CE, PI, MA, BA, RS, ES) e do DF; e 22 Cidades

7 países: Reino Unido, Suíça, França, Portugal, Turquia, República Dominicana e Argentina.

Competidor menor idade: LUCCAS MACIEL (7 anos)

Competidor maior idade: PHILIPPE CARDIS (66 anos) = Suiça

13 mulheres velejadoras

 

DISTÂNCIAS ESTIMADAS (Pode variar de acordo com Upwind)

 

-ELITE/PRO: 460 KM

-ADVENTURE/MASTER/GRAN MASTER/PROJR: 330 KM

-WING PRO: 260 KM

 

DESCRIÇÃO POR ETAPA

11/9 –  Check-in – Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana)

 

DIA 1 – 12/9 – ETAPA AERIS

Elite/Pro – 125 KM – Caucaia (Cumbuco/Kite Cabana) -> Trairi (Guajiru/GKC) 

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr – 65 KM – São Gonçalo do Amarante (Pecém) -> Trairi (Guajiru/GKC)           

Descrição: Dia com maior quilometragem da prova e de maior exigência física dos competidores, além de estratégia e tática. Competidores da Elite / PRO largam com duas voltas num percurso de contravento e na sequência descem de downwind até Trairi. Percurso extremamente longo, com diferentes características técnicas (bordo de contravento, navegação afastada da costa, passagem pelo porto do Pecém).   No Porto do Pecém, o competidor terá de abrir cerca de 2 km em mar aberto para contornar o Porto, vai pegar ondulação gorda e fechar para pegar o waypoint da Adventure.

 

As demais categorias largam do Porto do Pecém, numa prova de sprint downwind com 65km.

 

DIA 2 – 13/9

Todas as Categorias – 95 KM – Trairi (Guajiru/GKC) -> Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) 

Descrição: Prova de velocidade. Percurso completamente downwind.  Na gíria da tribo:  É “bico pra baixo”.

 

DIA 3 – 14/9

Elite/Pro – 100 KM – Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Cruz (Preá/Rancho do Kite) 

 

Adventure/Master/GranMaster/ProJr – 70 KM -Itarema (Ilha do Guajiru/Locanda) -> Acaraú (Monteiros)

OBS: Neste dia não haverá PROWING.

Descrição: Endurance puro. (resistência, resiliência). O dia inicia com prova de contravento para todas as categorias na paradisíaca Ilha do Guajiru, sendo 2 voltas na Ilha para Elite/PRO e uma para as demais categorias Na sequência um percurso downwind até Monteiros, onde será a chegada da Adventure/Master/GranMaster/ProJr. A Elite e a Pro seguem um percurso de 30 km a mais com chegada na praia do Prea, no Rancho do Kite

 

DIA 4 – 15/9 – Cruz (Preá/Rancho do Kite)

Elite/Pro – 68 KM – Circuito Race Preá – 2 Regatas de 2 voltas

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr – 34 KM – Circuito Race Preá – 1 Regata de 2 voltas

Descrição: Prova rápida, mas intensa, exige muito preparo físico.

Dia de circuito especial, onde todas as categorias correrão regatas de barlasota (misto de up com downwind) entre o Rancho do Kite e a Vila Carnaúba, numa estimativa de 68km para PRO e Elite e 34 km para as demais.

 

DIA 5 – 16/9

Elite/Pro – 75 KM – Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moreias)

Adventure/Master/GranMaster/ProWing/ProJr – 65 KM – Cruz (Preá/Rancho do Kite) -> Camocim (Fazenda Moreias)

Descrição: O desafio do último dia será o contravento tanto na largada como na chegada. Inicia com contravento rumo a Vila Moreas (Camocim). Na sequência começa o downwind passando por Jericoacoara, Tatajuba, segue até boia de sotavento e retorna em uma perna de contravento até a linha final de chegada na Vila Moreias.

 

 

 

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o XP SERTÕES KITESURF:

Instagram: @sertoes.kitesurf

 

Comunicação XP Sertões Kitesurf

Meg Cotrim

11.99182 8180

 

Rodrigo Gini

31.99616 4179