
Atleta olímpico, Edivando Cruz destaca qualidade do Sertões MTB Mantiqueira
O Sertões MTB Cup é um campeonato recente – inicia com o Sertões MTB Mantiqueira sua segunda temporada -; mas já recebeu, em suas etapas, vários atletas que fizeram e fazem história no esporte, com conquistas nacionais e internacionais. Ciclistas com experiência e referências mais que suficientes para opinar com autoridade sobre a competição.
Os três dias de disputa pelas trilhas da Reserva Pinho Bravo marcam a estreia de mais um desses nomes no MTB Mantiqueira e na Cup. Edivando de Souza Cruz, o Vando, representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas’2004; foi medalhista de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo’2003 e bicampeão brasileiro de Mountain Bike Cross-Country (XCO) na Elite. Aos 47 anos, o paulista de Ilha Bela segue na ativa em alto nível, como mostram as vitórias nas duas primeiras etapas da Solo Masculino 45+ e a camisa de líder geral da categoria.
Mesmo acostumado a pedalar pelos caminhos de Campos, Vando se surpreendeu com o que encontrou pela frente e não economizou elogios à prova. “Fiquei impressionado com as trilhas e a qualidade do evento. Já andei aqui muitas vezes e é sempre bom descobrir lugares novos, está tudo muito bem demarcado. Nessa segunda etapa, durante o percurso, parecia um sonho. É até difícil transmitir, as pessoas têm que vir e participar, viver essa experiência. Estou entre amigos e muita gente que fez a história do esporte”, resumiu.
Para o domingo, que fecha o Sertões MTB Mantiqueira, Vando espera, mais do que nunca, fazer valer toda a sua bagagem para administrar a vantagem e subir mais uma vez ao alto do pódio. “Eu vivo o MTB há 32 anos, hoje sou pai de família, trabalho com treinamento e busco sempre o equilíbrio entre tudo. Todos os que estão na prova têm, além da competição, suas histórias, e a sensação de satisfação, de conquista, é muito maior”, conclui.