História

Aproveitar o potencial de um país-continente e sua variedade de cenários, características e belezas. Desde o início, esse foi o espírito que norteou o Sertões. Uma história que começou a ser escrita em 1993, com a ideia de promover, no Brasil, uma prova de rally aos moldes de desafios como o Paris-Dakar ou o Rally dos Faraós (Egito), que ganhavam em popularidade e destaque. E em participação brasileira, mostrando que a modalidade tinha potencial para se desenvolver por aqui.

Se não havia os imensos desertos africanos, não faltavam caminhos capazes de testar ao máximo homens e máquinas por dias seguidos de competição. Diferentes tipos de terreno, paisagens e possibilidades. Não foi à toa que o Sertões se consolidou ano a ano. Passou a atrair destaques internacionais; ganhou validade pelo Mundial FIM (motos e quadriciclos) e se abriu a novos veículos. Vieram os carros, caminhões (hoje não mais na disputa) e os UTVs.

Com o passar das edições, o Sertões se tornou cada vez mais profissional e se transformou em referência internacional. Desde 1996, o evento conta com a organização e a promoção da Dunas Race, que o transformou no maior rally das Américas. Em 2022, na celebração dos 30 anos, ele foi também o maior do mundo em quilometragem cronometrada. Sempre revelando tesouros naturais muitas vezes desconhecidos da grande maioria dos brasileiros. E agregando uma dimensão social hoje fundamental e indissociável.

Após o período sob o comando de Marcos Ermírio de Moraes, a Dunas ganhou nova administração em 2019. Um time de entusiastas liderado pelo CEO Joaquim Monteiro que procurou reforçar não apenas o aspecto técnico, mas também a visibilidade do evento e todo o seu caráter promocional. Hoje o foco é proporcionar não apenas desafios competitivos, mas experiências únicas de vida.

Verticais

Tamanha experiência acumulada e o desejo de inovar e explorar novos caminhos levaram ao passo seguinte: transformar o Sertões em uma plataforma de esportes de aventura. O que começou a se tornar realidade em 2021, com a primeira edição do Sertões Kitesurf, que já nasceu como o maior rally da modalidade no planeta. Mostrando, ao Brasil e ao mundo, as belezas de um litoral que reúne condições ideais para a prática do esporte. Também aqui as feras internacionais marcam presença e levam para casa as melhores impressões possíveis.

Também em 2021, o Sertões Bike Night, no Autódromo de Interlagos, se tornou o embrião para o Sertões MTB. Uma competição em terrenos acidentados, como no rally, mas com a força das pernas como combustível. E destacando a riqueza de parques e reservas ambientais. Em 2022 e 2023, o evento ocorreu com provas avulsas. Em 2024 ele se transforma em um campeonato – o Sertões MTB Cup -; com três etapas.

Agora liderado pela CEO Leonora Guedes, o Sertões avança para escrever os próximos capítulos dessa história. Desbravar novos caminhos, se reinventar constantemente e seguir mostrando que o Brasil, pelo que faz e possui, deve ser sinônimo de orgulho para sua gente.