Com brasileiros na disputa, Rally do Marrocos fecha o Mundial 2024

Rodrigo Gini

O Mundial de Rally Raid (W2RC) 2024 chega à sua decisão. A partir deste domingo (6) e até a próxima sexta-feira, o Rally do Marrocos, quinta prova da temporada, vai definir os campeões sobre duas e quatro rodas. Ao longo do prólogo e das cinco etapas, pilotos e navegadores percorrerão 2.468 quilômetros, dos quais 1.512 cronometrados, atravessando trechos de cascalho (com sequências pedregosas), areia e dunas.

Mais uma vez os brasileiros marcam presença em busca das primeiras posições na prova e no campeonato. Tricampeão do Sertões BRB, Lucas Moraes volta a se juntar ao navegador espanhol Armand Monleon na Toyota GR Hilux DKR T1 Ultimate da Toyota Gazoo Racing.

O paulista defende o terceiro lugar na classificação da Ultimate. Ao menos matematicamente, ainda pode chegar ao título, mas precisaria vencer todos os dias do rally; a classificação geral, e ainda torcer contra Nasser Al-Attiyah e Yazeed Al-Rajhi que, na prática, duelam pelo campeonato. Além disso, Lucas larga para ajudar a Toyota a assegurar o título de Construtores.

Al-Attiyah compete pela primeira vez com o novo Dacia Sandrider T1+. Desenvolvido pela Prodrive (a mesma fabricante do Hunter) para a marca do grupo Renault, o modelo será comandado também por Sebastien Loeb e Cristina Gutierrez. O principal objetivo do time é desenvolver o equipamento para o Dakar 2025.

Estreia também do Ford Raptor T1+, desenvolvido pela britânica M-Sport, parceria da montadora norte-americana para brigar pelo Dakar e pelo título do WRC. Como o protótipo ainda não foi homologado, Carlos Sainz, Nani Roma, Mattias Ekstrom e Mitch Guthrie foram inscritos na classe Open.

Marcos Baumgart e Kleber Cincea voltam a alinhar o Hunter T1+ da X Rally.

Challenger

Pódio final em jogo também para Marcelo Gastaldi / Cadu Sachs (Taurus T3 Max / BBR) na classe Challenger (T3) dos UTVs. Os vencedores do Sertões 2023 e vices deste ano nos carros estão em terceiro, depois de vencerem etapas do Dakar e do Ruta 40, na Argentina. Também aqui a matemática ainda permite sonhar com o título.

Ainda nos UTVs, Enio Bozzano navegará para Khalifa Al-Attiyah (irmão de Nasser), em um Taurus T3 Max.

Motos

Sobre duas rodas, a briga pelo título mundial é acirrada. Ross Branch (Hero) lidera a classificação, mas tem apenas nove pontos de vantagem sobre Ricky Brabec (Honda). E Adrien Van Beveren (Honda) aparece a 16 pontos, o que promete manter a incerteza até sexta-feira. A novidade nas motos é a adoção da planilha eletrônica, a exemplo de carros, caminhões e UTVs.