
Com patrocínio da Conasa, ações ambientais marcam o Sertões MTB Mantiqueira
Sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente e as pessoas são parte do DNA do Sertões em suas três verticais. Na primeira etapa do Sertões MTB Mantiqueira, em Campos do Jordão (SP), uma das iniciativas envolveu a educação ambiental, por meio de horta pedagógica e oficinas de instrumentos musicais recicláveis. Ações que contaram com o apoio oficial da Conasa.
A EMEI Bairro do Quilombo, em São Bento do Sapucaí (SP), recebeu o time ambiental do Sertões, que promoveu uma oficina de hortas em garrafas PET recicladas, com plantio de temperos que os estudantes levaram para casa. Além disso, a escola recebeu uma horta pedagógica.
A Ciclo Natural, com apoio da equipe Ambiental Sertões, promoveu as oficinas de criação de instrumentos musicais com materiais recicláveis, unindo o reaproveitamento de resíduos ao incentivo da criatividade e da musicalização. Alunos das EMEIs Bairro do Sítio, Bairro do Paiol Grande e Bairro do Quilombo participaram das atividades na Vila Bike, local de concentração das equipes e interação com as comunidades, na Reserva Pinho Bravo.
A gestão dos resíduos, uma das ações apoiadas pela Conasa, é uma das premissas de ESG do Sertões, que tem a sustentabilidade como essência. Para a coleta foram disponibilizados coletores de recicláveis e orgânicos. Houve a destinação correta dos resíduos, com os recicláveis entregues a uma cooperativa da cidade.
A novidade é a parceria com a Poiato Recicla, primeira usina de reciclagem de resíduos de cigarros do país. Durante a competição, foram coletadas bitucas de cigarro que serão transformadas em massa celulósica, material destinado a instituições de caridade para a criação de artesanato.