Saiba mais sobre Goiânia, palco da largada do Sertões 2025

Uma cidade planejada, hospitaleira, com qualidade de vida e que se destaca por contar com o maior índice de área verde por habitante do Brasil (94m2), quase oito vezes acima do indicado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Capital de Goiás, encravada no Planalto Central, Goiânia é também a capital verde do país, repleta de atrações culturais e turísticas.

Sua história se inicia na década de 1930 do século XX quando Pedro Ludovico, interventor nomeado pelo presidente Getúlio Vargas após a revolução, iniciou estudos para transferir a capital de Goiás Velho para um novo local. Uma área às margens do Córrego Botafogo foi escolhida e, em 24 de outubro de 1933, houve o lançamento da pedra fundamental. As construções em Art Deco prevaleceram nos primeiros anos, a ponto de fazer de Goiânia hoje a dona do segundo maior acerto do planeta neste estilo arquitetônico.

Nos primeiros anos, o povoamento foi relativamente modesto, até que o início das obras para a construção de Brasília e o esforço para interiorização do país trouxeram novo impulso à cidade, que, a partir de 1955, passou a experimentar um crescimento rápido. De acordo com IBGE (2024), sua população é de 1,5 milhão de habitantes.

Pulsante, Goiânia conta com uma ampla oferta hoteleira, ligações aéreas e rodoviárias para as principais capitais do país. Sua gastronomia traz como destaques criações que ressaltam ingredientes regionais como Pequi; Guariroba, a castanha de Baru e os peixes de água doce. O Empadão Goiano, a Galinhada e a Matula são alguns dos principais exemplos da culinária goiana. Uma atração à parte são os Pit Dogs, lanchonetes de rua espalhadas por toda a cidade, com seus sanduíches caprichados.

O visitante pode conhecer um dos 32 bosques e parques municipais, com opções para caminhadas, descanso e contemplação. Além disso, Goiânia conta com a maior Feira Hippie do país. Diante da antiga Estação Ferroviária, milhares de expositores oferecem, aos sábados e domingos, opções em artesanato, confecção, calçados e artigos regionais. A arte está presente com uma vibrante cena musical que se expande do Sertanejo ao Rock, e com espaços que merecem ser conhecidos, como o Museu de Arte de Goiânia e o Centro Cultural Oscar Niemeyer.