Lucas Moraes recebe troféu de campeão mundial na festa de gala da FIA

Uma sexta-feira de comemoração dupla para o primeiro brasileiro campeão da categoria máxima dos carros no Mundial de Rally Raid (W2RC). Lucas Moraes, tricampeão do Sertões Petrobras, foi um dos destaques do FIA Awards, a noite de gala de premiação aos melhores nos campeonatos internacionais sob a chancela da entidade máxima do automobilismo. Neste ano, a cerimônia ocorreu em Tashkent, capital do Uzbequistão.

Ao falar sobre a emoção especial do momento, Lucas explicou, de forma bem-humorada, o outro motivo para festa. “Muito obrigado a todos por virem comemorar comigo, já que hoje é meu aniversário”. E lembrou do que foi uma temporada decidida rigorosamente na linha de chegada. “Foi um ano longo e incrível, agradeço a Armand (Monleon, seu navegador) e aos companheiros de equipe. Depois de três títulos consecutivos de Nasser (Al-Attiyah), chegou a minha vez”.

Lembrado pelo mestre de cerimônias, ele falou ainda de uma foto que tirou aos 8 anos (completou agora 36) ao lado de Ayrton Senna. “O Brasil é sempre lembrado pelos campeões mundiais de Fórmula 1, já se vão 34 anos desde o último título dele, e agora consegui o título na terra, na poeira, o que significa muito para o país. Não poderia estar mais orgulhoso por representar o Brasil aqui”.

Lucas ajudou ainda a Toyota a garantir o troféu de Construtores. A partir de 2026, o paulista defenderá a Dacia, marca do grupo Renault, em um supertime ao lado de Nasser e Sebastien Loeb.

Navegador

Monleon não levou a taça entre os navegadores, apesar de somar os mesmos pontos de Lucas. Pelo segundo ano consecutivo, o campeão foi o francês Edouard Boulanger. Ele começou a temporada ao lado de Nasser mas, na reta final, passou a andar ao lado de Loeb, justamente o vencedor do Rally do Marrocos, que concluiu o W2RC.

No ano que vem, o espanhol passa a formar dupla com Toby Price, enquanto Lucas terá a seu lado o alemão Dennis Zenz.