
Petrobras assume naming rights do Sertões
O maior rali das Américas tem um novo nome oficial: Sertões Petrobras. Mais um passo em uma parceria histórica, a Petrobras tornou-se detentora de naming rights do evento pelos próximos dois anos, mantendo também a Gasolina Podium, produto Petrobras Carbono Neutro desde a origem até o consumo, como combustível oficial da competição. A estreia da nova denominação ocorre na 33ª edição da prova, que levará os competidores, de 26 de julho a 3 de agosto, de Goiânia à Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL).
Os 259 competidores, entre pilotos e navegadores, em motos, carros, quadriciclos e UTVs, enfrentarão um percurso de 3.334 km que atravessará ainda Minas Gerais, Bahia e Pernambuco. O Sertões Petrobras 2025 promete ser exigente, com diferentes tipos de terreno e condições para testar homens, mulheres e máquinas ao longo dos nove dias de rally.
O roteiro margeia em boa parte o Rio São Francisco e levará a caravana a passar por regiões com tesouros naturais únicos. Caso do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Januária, recentemente elevado à condição de Patrimônio Natural da Humanidade. Ou os cânions do Xingó, em Delmiro Gouveia (AL), em que o Velho Chico exibe toda a majestade com suas águas verde-esmeralda. Belezas que serão conhecidas de perto pelos integrantes das Expedições Sertões, pensadas para valorizar a dimensão turística do evento.
Rally move ações socioambientais
Mais uma vez o Sertões Petrobras será marcado por uma série de iniciativas socioambientais, reunidas sob o guarda-chuva do Instituto Sertões, com a missão de proporcionar um legado concreto e transformador nas regiões atravessadas. Entre elas, destaca-se a neutralização total das emissões de carbono pelo quinto ano consecutivo – aspecto em que a presença da Gasolina Podium – Carbono Neutro, amplamente usada pelos competidores graças à maior octanagem e eficiência, tem papel fundamental.
Além disso, as Vilas Sertões, estruturas que recebem competidores, organização e público nas oito cidades-anfitriãs, contarão com a coleta seletiva de resíduos sólidos e seu reaproveitamento através de parcerias com cooperativas locais. Tanto o óleo lubrificante usado nos veículos quanto o óleo de cozinha empregado no preparo das refeições pelas equipes serão recolhidos e reciclados, ganhando nova dimensão comercial e social. O time do Sertões Petrobras Ambiental fará ainda o chamado “Limpa Trilha”, encarregando-se de que os caminhos percorridos pelos veículos estejam livres de resíduos ou rejeitos e mantenham sua característica original. Alunos de escolas públicas participarão de palestras de educação ambiental – em alguns casos com o plantio de hortas pedagógicas. E 270 filtros de tratamento de água produzidos com materiais simples e de baixo custo serão entregues a comunidades sem acesso ao serviço.
Organização social nascida a partir do evento, a SAS Brasil levará, pelo 13º ano, atendimento médico especializado gratuito a populações de cidades que integram o percurso da prova e seu entorno. Graças ao empenho de um time de voluntários, a estimativa é de que sejam feitos 20 mil atendimentos em Oftalmologia, Dermatologia clínica, Dermatologia cirúrgica, Pediatria, Neurologia, Vascular, Otorrinolaringologia, Fonoaudiologia e Psicologia.
Já o Projeto Carência Menstrual busca agir para modificar uma triste realidade: o impacto da falta de produtos de higiene menstrual para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, o que compromete, por exemplo, a frequência escolar. Além da distribuição de absorventes; palestras de orientação ajudam a desmistificar o tema e a trabalhar o empoderamento feminino.
A preocupação com o futuro e a conscientização das novas gerações é o que move o Concurso de Artes Sertões. Destinado a estudantes do Ensino Fundamental da rede pública de cidades do roteiro do Sertões Petrobras, ele trabalha, através de desenhos e redações, temas ligados à sustentabilidade – neste ano, “Com raízes fortes, colhemos mais frutos”. As crianças foram convidadas a se expressar sobre suas raízes, que podem estar na família, na cultura, na cidade ou na região em que vivem e como conhecê-las e reconhecê-las pode impactar em um futuro melhor, mais sustentável e mais feliz para elas e para o mundo. Os autores dos melhores trabalhos serão premiados nas Vilas Sertões.
Aspas
Leonora Guedes, CEO Sertões
“É com grande satisfação que unimos nossas marcas. A Petrobras é um símbolo de excelência brasileira reconhecida em todo o mundo. Da mesma forma, o Sertões, com mais de três décadas de história, se firmou como uma referência internacional que celebra tudo o que o Brasil tem de melhor. Ambas as instituições compartilham uma visão comum, pautada pela atenção com a sustentabilidade e o impacto social, o que nos une para criar um Sertões Petrobras 2025 inesquecível, em que esporte, cidadania e respeito ao meio ambiente se entrelaçam, refletindo nossa brasilidade”.