Promessa do ciclismo brasileiro faz bonito no Sertões MTB Ibitipoca

O Sertões levou o DNA do maior rally das Américas para o Mountain Bike em 2022, ano da primeira edição do Sertões MTB Ibitipoca. Desde então, as provas reuniram grandes destaques da modalidade – nomes como Sherman Trezza de Paiva, Márcio Ravelli, Raíza Goulão, Roberta Stopa, Albert Morgen, Miguel Giovannini, Edvando de Souza Cruz, Luciano “Kdra” Lancelotti e Nataniel Giacomozzi, para citar alguns deles.

O Sertões MTB Cup também abre espaço para promessas que começam a trilhar sua trajetória nacional e internacional com resultados significativos. No Sertões MTB Ibitipoca 2025, que encerra a temporada do campeonato, é o caso de Luiza Souza.

A curitibana de 23 anos começou a pedalar por influência da família e mostrou a que veio já em 2019, com o vice-campeonato brasileiro de Mountain Bike XCO na Júnior. Conquistou títulos da Taça Brasil (também na Sub-23); disputou o Pan-Americano e as etapas brasileiras da Copa do Mundo UCI de 2024 e deste ano, lutando por espaço com as melhores do planeta. Chegou a participar também de provas de pista (velódromo).

Os bons resultados a levaram a integrar um programa de jovens talentos focado no ciclismo de estrada, com direito a um período de treinos e competições na Bélgica. O MTB, no entanto, sempre foi paixão e a trouxe até as trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG).

“Provas por etapas, como o Sertões, fazem meus olhos brilharem. Subidas, serras, essa energia com os demais competidores. Muito feliz de estar aqui”, disse Luiza. Ela venceu o Prólogo que abriu o Sertões MTB Ibitipoca, na quinta-feira (4) e largou nesta sexta-feira com a camisa de líder na Solo Feminino Elite. Tem tudo para se juntar aos destaques que integram a galeria dos campeões das provas do Sertões MTB.