SAS Brasil amplia atendimento a atingidos pelas chuvas no RS

Mais uma frente no trabalho desenvolvido pela SAS Brasil em atenção aos atingidos pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul. A Unidade Móvel de Saúde da organização social nascida a partir do Sertões se transformou em ponto de atendimento no Shopping Total, na capital Porto Alegre.

A estrutura conta com consultórios médicos e odontológicos, totalmente equipados. Diariamente, das 9h às 22h, as equipes de saúde do município oferecerão consultas com médicos de família, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e farmacêuticos. Um trabalho de complementação aos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Marta, com duração inicial de 30 dias, que podem ser prorrogados de acordo com a demanda.

Missão

O uso da carreta como ponto de atendimento faz parte do projeto “Missão Rio Grande do Sul”, estruturado pela SAS Brasil. A proposta combina o uso das unidades móveis de saúde com iniciativas em telessaúde, e tem como objetivo prestar apoio às vítimas da catástrofe no Rio Grande do Sul, de forma estruturante e em parceria com as equipes de saúde locais.

As estratégias foram divididas em ações de curto, médio e longo prazo. O projeto está em sua segunda fase. E teve como ações iniciais a doação de água, alimentos e cobertores, que foram transportados na própria unidade móvel. Seguido de cadastro de pessoas alojadas em abrigos, para consultas psicológicas e triagem.

Até o fim do ano de 2024, a SAS Brasil desenvolverá ações de saúde com a população gaúcha. Para isso, a Unidade Móvel de Saúde seguirá no estado, como ponto de apoio aos municípios afetados pelas enchentes.

A Missão Rio Grande do Sul acontece com a união e a solidariedade dos parceiros Liberta Investimentos, Organon, Roche Farma, Fifi Rally Team, BCJ, HStern, Sertões, Shopping TOTAL e apoio adicional da Philips Foundation.