
SAS Brasil leva saúde especializada ao Ceará no Sol Sertões Kitesurf 2025
Entre os dias 20 e 24 de outubro, a SAS Brasil realizará mais uma edição da Expedição Sertões Kitesurf, levando saúde especializada, tecnologia e impacto social a comunidades do litoral Oeste do Ceará. A ação percorrerá as cidades de Itarema (20 e 21), Acaraú (22 e 23) e Cruz (24), com uma meta de 6 mil atendimentos em cinco dias de operação.
A iniciativa reunirá mais de 50 voluntários, entre profissionais de saúde, especialistas e equipe técnica, em uma operação que alia o espírito de aventura do Sertões à missão da SAS Brasil de transformar o acesso à saúde no Brasil e no mundo.
Esporte, inovação e impacto social
A parceria entre o Sertões Kitesurf e a SAS Brasil une dois mundos que compartilham a mesma essência: o da superação e o da transformação. Enquanto os atletas cruzam o litoral cearense impulsionados pelo vento, a SAS Brasil percorre o mesmo trajeto movida por outro tipo de força: a de levar saúde e cuidado a quem mais precisa.
Nesta edição, a expedição leva atendimentos nas especialidades de Oftalmologia Pediátrica, Dermatologia, Neurologia, Ginecologia, Psicologia, Endocrinologia e Pediatria, reunindo um time multidisciplinar de profissionais para garantir acesso a serviços de saúde que muitas vezes não estão disponíveis na rotina dessas comunidades. Mais do que acompanhar o percurso esportivo, a SAS Brasil transforma cada parada em uma oportunidade de cuidado. Assim como o vento move os kitesurfistas ao longo do mar, a equipe da SAS move-se pela missão de transformar o acesso à saúde, com alegria, deixando um legado de impacto real por onde passa.
Atuação integrada e modelo sustentável
A operação segue o conceito de Saúde 1.5, desenvolvido pela SAS Brasil, que fortalece a atenção primária e acelera o acesso à atenção especializada. Para isso, a organização utiliza a estratégia figital, combinando atendimentos por telessaúde e presenciais, de forma a descentralizar o cuidado e garantir equidade no acesso. Além dos mutirões realizados durante a expedição, a instituição mantém presença contínua na região, com Unidades de Telessaúde Avançada (UTAs) que permanecem ativas após o encerramento das ações itinerantes.
Estas unidades oferecem exames, teleconsultas e acompanhamento especializado em parceria com o SUS, garantindo que o cuidado iniciado durante o Sol Sertões Kitesurf continue de forma perene, integrando-se à rede pública local.
As UTAs estão em operação desde 2021, período de pandemia em que a telessaúde ganhou força no País. Ao longo destes anos, foram mais de 60.000 atendimentos realizados na região. Por conta do trabalho realizado, a SAS Brasil recebeu recentemente o título de utilidade pública nos municípios de Cruz, Itarema e Acaraú, o que reflete o compromisso da organização em atuar junto ao SUS para servir à população.
Força coletiva para transformar o acesso
A edição 2025 da Expedição, conta com realização da SAS Brasil e apoio do Sertões Kitesurf, La Roche-Posay, Novo Nordisk, Philips Foundation, Instituto Pensi e Instituto Sertões, que apoiam a viabilização dos atendimentos e a ampliação das linhas de cuidado em saúde da pele, saúde da mulher, doenças crônicas e saúde infantil.
O engajamento dos voluntários – médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de diversas áreas – é um dos pilares do sucesso da iniciativa. São eles que tornam possível realizar milhares de atendimentos em poucos dias, garantindo qualidade, empatia e acolhimento em cada consulta.
Serviço
Quando: 20 a 24 de outubro
Horário dos atendimentos: das 8h às 17h
Onde:
Itarema (20 e 21/10) – Prefeitura Municipal de Itarema, Praça Nossa Senhora de Fátima, 48, Centro
Acaraú (22 e 23/10) – USF Paulo VI: Rua SDO, 329, Caiçara
Cruz (24/10) – UBSF Francisco Dias dos Santos (Preá): Av. Francisco Xavier Chaves, 756 – Caiçara.
O Sertões Kitesurf 2025
Em sua quinta edição, o maior rally de kite do planeta volta a desafiar os velejadores com um percurso 100% Ceará. O Sertões Kitesurf ganha o mar no dia 22 (quarta-feira) em Fortim, de onde os atletas seguem para Fortaleza, até a Praia do Futuro. De lá, partem no segundo dia em direção à Praia de Guajiru, em Trairi. Icaraizinho de Amontada é o destino da penúltima etapa e local de partida para a última, que levará os competidores até o Preá, em Cruz, onde serão conhecidos os vencedores, no sábado (25). Realizado pelo Instituto Sertões, neste ano, o Sertões Kitesurf passa a integrar o calendário oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e será válido pelos campeonatos brasileiros das modalidades Rally Cross e TT Race.
Sobre a SAS Brasil
A SAS Brasil é uma organização social que, há 12 anos, trabalha para transformar o acesso à saúde especializada no país. Com atuação em três pilares – assistência, disseminação e inovação – já realizou mais de 500 mil atendimentos e beneficiou mais de 1,5 milhão de pessoas em 350 cidades brasileiras.
Reconhecida por prêmios nacionais e internacionais, a instituição é referência em inovação e tecnologia aplicadas à saúde, com soluções que combinam atendimento presencial, telemedicina e programas educativos. Sua atuação é guiada pelo modelo Saúde 1.5, conceito cunhado pela própria organização, que integra atenção primária e secundária, reduzindo o tempo de espera por especialistas no SUS. Com o propósito de levar saúde, com alegria, para quem mais precisa, a SAS Brasil segue conectando profissionais, universidades, parceiros e voluntários na construção de um sistema de saúde mais acessível, eficiente e humano.
Aspas
Sabine Bolonhini, CEO SAS Brasil
“O que fazemos vai além da expedição. A SAS Brasil atua em parceria com o SUS, unindo tecnologia, capacitação e presença contínua no território. Nosso legado é deixar um sistema mais forte e mais conectado em cada cidade onde atuamos”.