
Sertões 2025: descubra alguns spoilers do que vem pela frente
A preparação de uma edição do Sertões começa tão logo a anterior chega ao fim. Para levar pilotos e navegadores nas motos, quadriciclos, carros e UTVs a acelerar pelos caminhos do Brasil no que é hoje o maior rally das Américas, é necessário montar um quebra-cabeças com inúmeras peças. Definir a data; os locais de largada e chegada; as cidades-dormitório, quilometragem e características das especiais, planejar a estrutura das Vilas Sertões e os roteiros para as equipes de apoio, entre várias outras.
Um trabalho que exige um planejamento complexo, com vários momentos importantes ao longo do intervalo entre duas edições. Como por exemplo a fase de levantamento do percurso, com o desenho da planilha que será entregue aos competidores; a conferência dos trechos cronometrados e de deslocamento e a definção das tarefas da equipe técnica no desenrolar da prova.
Muitos desses aspectos ainda virão pela frente mas, para aguçar a curiosidade de quem já está inscrito ou pretende garantir presença na disputa entre 26 de julho e 3 de agosto, assim como de todos os que seguem o Sertões, o diretor técnico Edgar Fabre antecipou alguns spoilers:
Waypoints ocultos
O roteiro do 33º Sertões voltará a contar com waypoints (coordenadas de GPS) não sinalizados na planilha e de passagem obrigatória pelos veículos. A ideia aqui é fazer com que todos sigam exatamente as direções indicadas e não cortem caminho onde haja essa possibilidade. Quem não passar pela área de desbloqueio do waypoint será penalizado em tempo ao fim da etapa.
Sertões Classic
Já divulgada aqui mesmo no site do Sertões e nas redes sociais do rally, a categoria abre espaço para os carros que fizeram história ao longo das mais de três décadas do desafio. Serão aceitos modelos 4×4 de produção cujo lançamento da versão comercial tenha acontecido até 2005 ou protótipos (4×2 e 4×4) fabricados há pelo menos 20 anos.
Percurso em linha e prova raiz
Se o Sertões BRB 2024 largou e chegou na mesma cidade (Brasília), no ano que vem a disputa volta a acontecer em linha, começando em um local e terminando em outro. O que não descarta a possibilidade de especiais em laço, com começo e término no mesmo local. A característica da prova também muda. Se este ano o percurso foi mais fluido, veloz e por caminhos mais amplos, em 2025 a promessa é de um Sertões mais duro, com pedras, erosões, especiais mais travadas e sinuosas. Sinônimo de muito trabalho para pilotos e navegadores.
Largada no meio do país
Se o local exato ainda é mistério, o Sertões 2025 começará mais uma vez na região central do país. “Muitos competidores, especialmente os mais antigos, vão adorar”, promete Fabre.
Chegada na beira do mar
E se a largada acontecerá no interior, o término do Sertões 2025 está programado para o litoral nordestino, região que recebeu a prova em diversas ocasiões. “Seremos premiados com uma chegada muito bonita em uma praia muito legal”, prossegue Fabre.
Para garantir a inscrição no Sertões 2025 com valores promocionais é bom acelerar, já que, com a virada do ano encerra-se o primeiro lote. Nas motos todas as vagas disponíveis foram preenchidas, mas é possível entrar em uma lista de espera. Carros e UTVs seguem com lugares à disposição.