
Sertões Classic chega para trazer de volta máquinas históricas ao grid do rally
Novidade com gosto de volta no tempo na disputa dos carros do Sertões 2025. A 33ª edição do maior rally das Américas abre espaço no grid para máquinas que aceleraram ao longo de sua trajetória com a categoria Sertões Classic. A ideia é justamente celebrar essa história e homenagear momentos marcantes da prova.
A lista de modelos com a participação admitida inclui veículos utilitários 4×4 de produção regular cujo ano de lançamento seja anterior a 2005 (20 anos). Neste grupo, estão incluídos:
- Mitsubishi L200 RI, RII e RIII (até 2005)
- Mitsubishi L200 RS (2004 à 2010)
- Mitsubishi Pajero TR4 RI, RII e RIII (2003 à 2009)
- Mitsubishi Pajero Full (1992 à 2007)
- Mitsubishi L200 Evolution I e II (2001 à 2004) com suspensão original.
- Mitsubishi Pajero Evolution 1998 e 1999
- Troller RF e T4
- Chevrolet S10 primeira geração
Também será possível inscrever protótipos, 4×2 ou 4×4, com 20 anos ou mais de fabricação e/ou que tenham participado do Sertões até 2005. Nos dois casos, será necessário manter as características visuais originais de fábrica. Facelift, troca ou remodelagem da carroceria não serão permitidos, assim como o uso de motores V8 ou de câmbios do tipo sequencial. A troca do motor será autorizada, desde que de acordo com a categoria correspondente à época, como motores à diesel por motores à gasolina V6 em carros Super Production. O uso de pneus específicos para competição é proibido.
Para estimular as equipes, pilotos e navegadores a trazerem de volta esses veículos históricos, os cinco primeiros a se inscrever na Sertões Classic contarão com valor promocional de R$ 25 mil (até 15 de janeiro). A partir daí, a inscrição passa a R$ 30 mil.
“Decidimos criar a Sertões Classic para trazer de volta à ação várias máquinas que disputaram a prova ao longo dos anos e que, com a evolução técnica, deixaram de ser competitivas em relação ao equipamento mais recente. Elas farão uma disputa à parte brigando pelo título que promete ser mais uma atração do rally. Nosso objetivo é também atrair nomes das antigas – já há alguns bastante interessados na categoria”, destaca o diretor técnico do Sertões, Edgar Fabre.