Sertões Petrobras lança documentário oficial da edição 2025
O Sertões Petrobras é uma aventura de homens, mulheres e suas máquinas. Para além da competição nas motos, quadriciclos, carros e UTVs, o maior rally das Américas mergulha por um Brasil fascinante e variado. Atravessa regiões remotas, revela tesouros naturais e busca deixar um legado social duradouro nas comunidades ao longo do roteiro. É palco de inúmeras histórias, que não se limitam a seus personagens principais. Se mostra também em seus bastidores, através de momentos muitas vezes desconhecidos do público. Não foi diferente na edição 2025, entre 26 de julho e 3 de agosto.
Histórias e momentos foram transformados em filme, que chega às telas na próxima semana. “Tocando em frente (desde 1993)” será apresentado em uma sessão para convidados na próxima segunda-feira (8) no Espaço Petrobras de Cinema, em São Paulo. Na quarta-feira (10) ele estará disponível para o público no canal do Sertões no YouTube.
O nome da obra se inspira na proposta do Sertões Petrobras para este ano: a volta às raízes – simbolizada pelo retorno a Goiânia, cidade que mais vezes recebeu o rally, para a largada –; com os olhos também no futuro, representado pela chegada inédita em Marechal Deodoro (AL).
Ao longo dos 80 minutos de duração, o espectador segue os caminhos que, por cinco estados e mais de 3 mil quilômetros, desafiaram pilotos e navegadores, mas também equipes, organização e os demais integrantes da caravana. As descobertas se sucedem; os cenários se modificam e o rally mostra sua face, exigente (como prometido) e ao mesmo tempo apaixonante. Cada um tem seu Sertões Petrobras, feito de conquistas, imprevistos e decepções; estratégias e mudanças de plano, com objetivos distintos. A passagem pela rampa de premiação e chegada é o ponto de encontro entre as várias histórias. No coração dos que fizeram parte, a aventura segue.
Aspas
Leonora Guedes, CEO Sertões
“O Sertões nunca é apenas uma prova; é um encontro de histórias, pessoas e momentos que se entrelaçam de um jeito impossível de caber por completo em qualquer tela. Em 80 minutos, não conseguiríamos mostrar nem 10% do que esse evento representa para quem vive a caravana, compete, trabalha e sonha com ele. Cada participante carrega um Sertões próprio, único, cheio de desafios e superações.‘Tocando em frente (desde 1993)’ registra alguns desses caminhos com sensibilidade e verdade, mas sabemos que muitas outras histórias ficaram de fora — e isso não diminui em nada a importância de cada piloto, cada equipe e cada pessoa que faz o Sertões acontecer. O filme é um convite para sentir a essência da edição 2025: dura, imprevisível e apaixonante. É uma celebração do Brasil e de todos que mantêm essa aventura viva.”
Edgar Fabre, diretor técnico Sertões Petrobras
“A edição 2025 do Sertões Petrobras nos fez voltar às raízes em vários aspectos. Nos reencontramos, por exemplo, com a cidade de Januária, que fez parte do roteiro do primeiro rally, em 1993. Além disso, desenhamos um roteiro exigente, com diferentes tipos de terreno e características que, mais do que nunca, testaram os competidores e seu equipamento. Tudo isso está refletido no documentário, com direito a imagens históricas, testemunhos de seus personagens e muita ação”.
Guilherme Bastian, diretor geral do documentário
“O Sertões é exatamente isso: uma jornada enorme, cheia de encontros, reviravoltas, desafios e contrastes. É uma fábrica de boas histórias, Brasil puro. Em geral, todos têm algo interessante que merece ser compartilhado. Nosso desafio foi escolher os fios condutores do filme para que todos, de uma forma ou outra, fossem representados. Esperamos que curtam essa jornada tanto quanto curtimos vivê-la e contá-la. Que sintam, se reconheçam e se inspirem. Obrigado a cada competidor, integrante de equipe e time Sertões”.
Tocando em frente (desde 1993)
Ficha Técnica
Realização: siete.doc
Produção: Tangram Content
Direção Geral: Dehner Guth e Guilherme Bastian
Direção: Lucas de Souza
Produção: Sinara Migot
Logger: Lucas Afonso Tonezer
Decupagem: Maria Luíza Esplendor
Montagem: Ana Ogliari
Color Grading e Finalização: Fernanda Turchetto
Motion Designer: Mavi Prado
Assistente de Motion Designer: Estevão Silva
Cinegrafista Movie Sertões:
Dehner Guth
Diego Gheno
Fernanda Turchetto
Guilherme Bastian
João Henrique Prause Messinger
Lucas da Silva
Lucas da Costa de Souza
Lucas Afonso Tonezer
Maicon Douglas Schnorr