Sertões Series cresce, rompe fronteiras e começa na Argentina
30 de janeiro de 2024 | Recentes RALLY
COMPARTILHE
FacebookTwitterLinkedIn

A temporada 2024 do esporte motor começou. Com ela, há o retorno de uma competição que se tornou referência no rally cross-country: o Sertões Series, que conta com a expertise acumulada na organização de 31 edições do Sertões BRB.

Na esteira do sucesso de pilotos e navegadores brasileiros em eventos e campeonatos internacionais, a ideia é desafiá-los com diferentes tipos de terreno e condições variadas ao longo de quatro provas. A primeira delas a partir desta quarta-feira (31): o South American Rally Race (SARR), na Argentina. Com 3.352 quilômetros de percurso divididos em prólogo, super prime e oito etapas, até o dia 10.

A presença do país vizinho no calendário, aliás, é uma das novidades do Sertões Series 2024, e em dose dupla. A última etapa acontecerá também em solo argentino: o SARR Series 2024, de 12 a 16 de novembro. Assim como o SARR, com organização da Associação Argentina de Rally Raid.

Completam a lista o Sertões BRB (de 24 a 31 de agosto), que dispensa apresentações, e o Sertões Series Tocantins (de 8 a 12 de outubro), rally inédito em uma região que se tornou sinônimo da modalidade. Ambos realizados pela Dunas Race.

Carros, motos, UTVs e quadriciclos vão brigar pelos títulos de acordo com as categorias e regulamentos das confederações brasileiras de Automobilismo (CBA) e Motociclismo (CBM). A presença das duas provas na Argentina traz a perspectiva da participação de competidores de outros países, o que elevará ainda mais o nível técnico da disputa e valorizará os feitos dos campeões.

“A volta do Sertões Series era algo que sempre desejamos e, que neste ano, conseguimos concretizar, com direito à possibilidade de andar duas vezes na Argentina e à criação do Sertões Series Tocantins como um novo desafio para os competidores. Somado à quilometragem e às características do Sertões BRB, montamos um calendário que vai testar pilotos, navegadores e seu equipamento em diferentes condições. Além do prestígio dos títulos, o Series certamente vai ajudar os brasileiros a desenvolver sua técnica e experiência e prepará-los para seguir brilhando pelo mundo”, disse Leonora Guedes, CEO do Sertões.

Dunas

Prova de abertura do Sertões Series 2024, o SARR chega à quinta edição. A ideia desde o início foi de atravessar regiões percorridas pelo Dakar em sua fase sul-americana, que se tornaram diferenciais na ocasião – caso das dunas gigantes de Fiambalá. Além disso, atravessa zonas semidesérticas e com variações de altitude junto aos Andes.

Neste ano, o SARR começará em Santiago del Estero (na província de mesmo nome). O roteiro levará os competidores a Catamarca, Belén, Tinogasta, La Rioja (que recebe o dia de descanso, 6 de fevereiro), Fiambalá, Aimogasta e de volta a Catamarca, para a consagração dos vencedores. Ao todo serão 2.118 quilômetros cronometrados.

Areia e montanhas estarão no roteiro do SARR, na Argentina (foto: SARR)

 

Sertões Series 2024

Calendário

1° a 10/2 – SARR (Argentina)
24 a 31/8 – Sertões BRB
08 a 12/10 – Sertões Tocantins
12 a 16/11 – SARR Series Fiambalá (Argentina)