Sexta-feira de campeões abre o Sertões BRB. Primeira etapa leva a Formosa

Os primeiros quilômetros do Sertões BRB ficaram para trás, em uma sexta-feira quente em Brasília. Na pista do Super Prime montada ao lado da Arena BRB Mané Garrincha, os oito melhores classificados no Prólogo de 11km da manhã literalmente levantaram poeira e fizeram a festa do numeroso público que acompanhou a disputa. Embora os tempos do dia não contassem para a classificação do rally, pilotos e navegadores andaram forte na busca por uma posição de largada favorável para a primeira etapa, que os levará neste sábado até Formosa (GO).

Coincidência ou não, os três pilotos vencedores, premiados com o Troféu Sylvio de Barros, já foram campeões do Sertões BRB em suas categorias. Adrien Metge (Yamaha) chegou a cair em uma de suas disputas eliminatórias, mas se recuperou rápido. Na final, levou a melhor sobre Gabriel Soares, o Tomate (Honda). Mason Klein (Honda), vencedor da prova em 2023, acabou eliminado em seu primeiro confronto.

Nos UTVs, Bruno Varela / Ari Fiúza (Can-Am) e Jean Azevedo / Idali Bosse (Polaris) alinharam para a série decisiva. Varela, vencedor do rally na modalidade em 2017, superou Jean, recordista de conquistas no Sertões BRB (sete vitórias, todas nas motos). Alguns nomes de peso, como Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am), atuais campeões, não ficaram entre os oito, o que mostra o equilíbrio

A disputa dos carros proporcionou uma definição em família. Lucas Moraes, ao lado do navegador Kaíque Bentivoglio (Toyota) teve como rival na última bateria o pai, Marcos Moraes (Toyota), por muitos anos o homem à frente do maior rally das Américas. Se Lucas, hoje um dos grandes nomes do rally raid mundial, se impôs, a festa em família (e equipe) foi total. No início da noite, todos os 181 veículos inscritos participaram da largada promocional, cruzando a rampa para a apresentação ao público.

Atenção

A primeira etapa do Sertões BRB, de Brasília a Formosa, vai testar pilotos e navegadores desde os primeiros quilômetros – são ao todo 535 km, dos quais 236 cronometrados. Os 60 km iniciais atravessam uma serra por caminhos sinuosos cercados de despenhadeiros em que um erro pode colocar todo o rally a perder. A ordem é concentração total. Em seguida, trechos de areia, cascalho e piçarra já oferecem variedade de tipos de pisos e exigem habilidade dos competidores. Como novidade nesta edição do rally, os vencedores de cada o dia serão premiados com medalha.


Aspas

Adrien Metge (vencedor Super Prime Moto)

“É bom começar assim, mas ainda há todo o rally pela frente. É importante ver que a moto está boa, agora vamos pensar na estratégia para o restante da prova”.

Bruno Varela (vencedor Super Prime UTV)

“Andei forte, conseguimos voltas bem rápidas e a vitória no Prime. Ser um dos primeiros a largar amanhã é importante, pois o começo parece ser bem sinuoso e complicado para as ultrapassagens”.

Lucas Moraes (vencedor Super Prime Carro)

“Somos os mais rápidos do Super Prime pelo terceiro ano seguido. Quando vi o tempo do meu pai no Prólogo, pensei que poderíamos nos enfrentar e foi sensacional ter acontecido isso na final. Agora é concentração total, porque o rally está apenas começando”.

SERTÕES BRB 2024

Etapas

23/8 – Prólogo / Super Prime: Brasília (DF)

24/8 – Primeira etapa: Brasília (DF) / Formosa (GO)
DI: 38 km / SS: 236 km / DF: 253 km – Total: 535 km

A etapa se inicia em uma serra estreita e sinuosa, com subidas e descidas constantes e erosões. Os primeiros 60 quilômetros cronometrados exigem muita atenção, pois neles não é possível ganhar o rally, mas um erro pode colocar tudo a perder. Em seguida os competidores entram em uma estrada de areia por 30km, passando para caminhos mais largos de cascalho/piçarra. Outra travessia de serra e uma estrada de piso duro completam a especial.

25/8 – Segunda etapa: Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)

DI: 29 km / SS: 433 km / DF: 208 km – Total: 670 km

26/8 – Terceira etapa: Santa Maria da Vitória / Luís Eduardo Magalhães (BA)

DI: 3 km / SS: 336 km / DF: 47 km – Total: 386 km

27/8 – Quarta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * carros e UTVs CBA

28/8 – Quinta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Luís Eduardo Magalhães (Maratona)

DI: 6 km / SS: 418 km / DF: 10 km – Total: 434 km * carros e UTVs CBA
DI: 16 km / SS: 236 km / DF: 14 km – Total: 293 km * motos, quadriciclos e UTVs CBM

29/8 – Sexta etapa: Luís Eduardo Magalhães / Formosa (GO)

DI: 139 km / SS: 218 km / DF: 277 km – Total: 634 km

30/8 – Sétima etapa: Formosa / Formosa

DI: 85 km / SS: 349 km / DF: 63 km – Total: 497 km

31/8 – Oitava etapa: Formosa / Brasília

DI: 29 km / SS: 133 km / DF: 101 km – Total: 263 km
* DI: deslocamento inicial/ SS: especial cronometrada / DF: deslocamento final

Distância total: 3.704 km
Especiais: 2.306 km