Sertões Social
O Sertões também é cultura, saúde, educação e empreendedorismo!
O Sertões não é apenas um rally. A maior competição off-road das Américas tem também como propósito deixar um legado por onde passa. Promover a brasilidade através da gastronomia e da arte, envolver as comunidades locais das pequenas cidades ajudando a solucionar carências nas áreas de saúde e educação, e impactar o maior número de pessoas e pequenas empresas é uma das missões do Sertões, através do Instituto Sertões.
SAS – Saúde e Alegria no Sertões
A startup social nasceu em 2013, quando a médica Adriana Mallet e a consultora Sabine Zink se uniram a um grupo de mais seis amigos com o objetivo de levar atendimento médico gratuito para cidades que estavam na rota do rally. Com expedições itinerantes, a organização leva saúde, com alegria, para quem mais precisa.
Muito além do assistencialismo, a SAS Brasil atua para impactar diretamente as filas de espera e demandas reprimidas do SUS para consultas, exames, procedimentos e cirurgias especializados. O foco da organização é em atendimentos em saúde da mulher, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer de colo de útero, em dermatologia (câncer de pele), saúde mental (com telessaúde), oftalmo e odontopediatria (respectivamente, com o projeto Ver Magia, que tria, atende e doa óculos de grau para crianças de 0 a 14 anos e com o projeto Sorrisaria, que realiza ações de educação em saúde bucal e cuidado dentário). Durante as ações em parceria com o Sertões, a organização já levou mais de 20 especialidades de saúde para regiões onde o acesso a médicos especialistas pode demorar mais de dois anos.
Além de diminuir o tempo de espera, a SAS Brasil encurta as distâncias. Em média, pacientes das cidades atendidas pela organização precisam se deslocar mais de 200 km para conseguir consultas com médicos especialistas nas capitais ou cidades de referência. Nos últimos anos, na maioria das localidades atendidas, a SAS Brasil tem conseguido zerar as demandas do município para as especialidades oferecidas em ações que duram em média dois dias por cidade atendida.
Os atendimentos acontecem nas Unidades Móveis de Saúde, carretas adaptadas com consultórios médicos e odontológicos. Além disso, a organização conta com uma rede de voluntários e profissionais de saúde de vários estados do país que realizam desde o acolhimento do paciente ao acompanhamento pós atendimento.
Além da parceria durante as provas do Sertões, a SAS Brasil atua ao longo de todo o ano, de forma fixa, em cidades onde estão instaladas as Unidades de Telemedicina Avançada, contêineres adaptados com estrutura para atendimentos presenciais e remotos. Nessas regiões, a organização atua com modelos inovadores de acesso, como as tele-ultrassonografias, que permitem que gestantes façam o acompanhamento pré-natal, com apoio de uma equipe local treinada para manipular os equipamentos, sob orientação e acompanhamento em tempo real de especialistas à distância. Nas cidades onde a SAS Brasil possui UTAs instaladas, também são realizadas linhas de cuidado para pacientes com condições crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. O foco para esse público é o diagnóstico e acompanhamento integral e multidisciplinar para os pacientes.
Conheça em detalhes o trabalho da SAS Brasil e colabore com seus projetos no https://www.sasbrasil.org.br/
Carência menstrual
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) quatro a cada 10 estudantes brasileiras faltam à escola na rede pública durante o período menstrual por não contarem com absorventes. O projeto Carência Menstrual nasceu para ajudar a mudar essa realidade, através da distribuição de absorventes e itens de higiene íntima para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. O objetivo é juntar esforços e fomentar ações que ofereçam dignidade, autoestima e, principalmente, saúde.
Em 2023, uma das iniciativas desenvolvidas foi o “cartão Carência Menstrual”, que dá direito a dois pacotes de absorventes por mês para as mulheres cadastradas, retirados em uma das farmácias parceiras. Outra vertente é a conscientização em relação à saúde feminina. Em Petrolina (PE), com o apoio do “Transforma Petrolina”, foram ministradas palestras com médicos em escolas e abrigos da cidade.
Concurso de Artes
Antes da passagem do rally, o Sertões convida todos os alunos das redes públicas Municipal e Estadual de Ensino das cidades anfitriãs para participarem do Concurso de Artes Sertões. Cada ano é escolhido um tema a ser apresentado. O objetivo é engajar e informar as crianças das cidades para que possam discorrer sobre o tema através de redações e desenhos sobre a passagem do Sertões. Além de incentivar o hábito da escrita e leitura dentro e fora das escolas, a iniciativa desperta a busca pelo conhecimento de temas relevantes à sociedade.
Rally da Educação
O Rally da Educação é uma startup de impacto socio-educacional que tem como objetivo enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, ampliar horizontes e promover o desenvolvimento social, principalmente nas cidades que fazem parte da rota do Sertões. O foco é inspirar e capacitar jovens, preparando-os para um futuro promissor e incentivando-os a explorar suas paixões e potenciais. Além disso, são desenvolvidas ações sociais que beneficiam as comunidades envolvidas.
O trabalho vai além do assistencialismo. Busca impactar diretamente o sistema de educação dos locais atravessados, compreendendo que a educação não se restringe apenas às salas de aula. Os estudantes são estimulados a trabalhar em equipe e a somar esforços pelo objetivo comum. Que pode ser a construção de um veículo em escala valendo-se de materiais recicláveis e usando kits padronizados.
Também há o empenho para fortalecer as comunidades, melhorando sua infraestrutura básica e promovendo o desenvolvimento social. Dessa forma, busca-se levar luz por meio de energia sustentável, possibilitar o acesso à água potável e realizar ações sociais que visam o bem-estar de famílias e das comunidades.
Somente em 2022, o Rally da Educação conseguiu impactar mais de 160 mil crianças. Durante a edição do Sertões, naquele ano o maior rally do mundo, não apenas jovens e crianças foram alcançados, mas também se demonstrou que é possível tornar a educação divertida e interativa por meio de soluções educativas e programas que se utilizam da metodologia maker e DIY (faça você mesmo).
Concurso Sabores do Sertões
Uma das preocupações do Sertões em suas ações sociais é envolver diretamente as comunidades das cidades e regiões atravessadas. O que passa por movimentar a economia dessas localidades e, ao mesmo tempo, revelar algumas de suas peculiaridades. E nada mais próprio dos diferentes recantos brasileiros do que a culinária. Receitas que muitas vezes atravessam gerações e nem sempre são conhecidas em outras partes do país. E ingredientes típicos, que proporcionam um toque característico.
Dentro desse contexto o Sertões passou a promover o concurso Sabores do Sertões. A ideia é estimular restaurantes e bares locais a criar pratos únicos, oferecidos não só em suas dependências, mas também na Vila Sertões, a área que, em cada parada do rally, concentrar a estrutura das equipes e da organização com milhares de pessoas dos quatro cantos do país, além da presença do público local.
Uma ação que deu origem a resultados interessantes. Como em São Raimundo Nonato (PI), visitado pela última vez em 2021. Principal sítio arqueológico do país, inspirou a criação, pelo restaurante Sabor & Arte, de salgados que receberam reproduções das pinturas rupestres da região, usando a carne de sol como recheio.
Ao longo de sua história, o Sabores do Sertões contou com jurados e padrinhos de respeito, como Olivier Anquier e Edu Guedes que, competindo no rally, não deixaram de colaborar com a iniciativa.
Artesanato, identidade e geração de renda!
O Sertões, como evento de promoção do Brasil, valoriza e incentiva o artesanato brasileiro e quem o produz, elevando seu nível social e econômico.
O artesanato é uma atividade que pode ser analisada nas dimensões histórica, econômica, social, cultural e ambiental, possuindo assim grande potencial de geração de renda no país, aliado à riqueza cultural e à forte vinculação com o setor de turismo.
O Sertões incentiva a produção de peças/produtos artesanais customizados a partir do style guide da marca para comercialização em todas as Vilas Sertões das cidades anfitriãs, a fim de valorizar a identidade local e gerar renda para o artesão.