
Sol Sertões Kitesurf passa a integrar o Circuito Brasileiro e valerá título nacional
Novidade importante para a quinta edição do Sol Sertões Kitesurf, que acontecerá de 22 a 25 de outubro. O rally de Kite passa a integrar os calendários oficiais da Associação Brasileira de Kitesurf (ABK) e da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), entidades que gerem a modalidade no país. O desafio de quatro dias de velejo se torna uma das etapas do Circuito Brasileiro de Kitesurf (na TT Race) e, mais do que isso, dará aos vencedores das diferentes categorias o título de campeões brasileiros de Rally Cross. Um incentivo extra para os atletas do Kite e do Wing, com diferentes níveis de preparo e experiência, encararem a prova, que conta com a realização do Instituto Sertões.
Integrante da comissão de regata do Sol Sertões Kitesurf em 2023 e 2024, o novo presidente da CBVela Daniel Azevedo conhece bem a competição e destaca seu crescimento e evolução. Para ele, a chancela da entidade traz maior respaldo técnico para os competidores e incentiva a profissionalização da prática esportiva. Da mesma forma, George Wagner, presidente da ABK, reforça sua importância para o fortalecimento do esporte.
O Sol Sertões Kitesurf iniciou sua trajetória em 2021, com um percurso que ligou São Miguel do Gostoso / Touros (RN) ao Preá, em Cruz (CE). No ano seguinte, Cumbuco, em Caucaia, na Grande Fortaleza, deu a largada para a prova, que levou os velejadores até Barra Grande (PI). Em 2023, mais uma vez Cumbuco abriu o desafio, concluído em Camocim, em um roteiro 100% Ceará; o que se repetiu no ano passado, quando, a partir de Fortim, os participantes seguiram ao longo de quatro dias rumo ao Preá.
Nestes quatro anos, o Sol Sertões Kitesurf contou com a presença de atletas da Argentina, Suíça, Portugal, França, Grã-Bretanha, Turquia e República Dominicana, incluindo campeões mundiais como Deury Corniel e Hannah Whiteley, além dos principais destaques brasileiros, como Reno Romeu, Bruna Kajiya (ambos também campeões mundiais); Lucas Fonseca e Bruno Lobo, representante do país na primeira participação do Kite como esporte olímpico, nos Jogos de Paris’2024.
Além das categorias de competição (para atletas profissionais e amadores), é possível participar da prova na Experience, destinada a quem quer velejar com toda a estrutura de apoio e segurança e a vivenciar os momentos especiais fora d’água. As inscrições para o Sol Sertões Kitesurf 2025 estão abertas e podem ser feitas no https://www.ticketsports.com.br/e/sol-sertes-kitesurf-2025-70602. Em breve serão anunciadas as cidades de largada e chegada da edição.
Aspas
Leonora Guedes, presidente do Instituto Sertões
“Desde a primeira edição nosso objetivo foi promover um evento que respeitasse os mais altos padrões técnicos e de segurança, além de proporcionar aos participantes experiências marcantes também fora da água. A chancela da ABK e da CBVela e a inclusão do Sol Sertões Kitesurf no Circuito Brasileiro de Kitesurf confirma a evolução do evento. Estamos contentes por saber que a prova concederá o título de campeões brasileiros a seus vencedores e vamos trabalhar com empenho redobrado para que ela siga crescendo e agradando aos velejadores, do Brasil e do exterior”.
Daniel Azevedo, presidente CBVela
“A parceria CBVela, Sertões e ABK chega num momento de virada de chave importante para todos os envolvidos e para o desenvolvimento do esporte. O Sertões Kitesurf já possui sua identidade definida e é um evento muito bem organizado que passa segurança para todos os envolvidos. Realizá-lo em sintonia com a Confederação Brasileira de Vela certamente eleva o nível do evento que passa a ser chancelado pela entidade máxima do esporte à vela no país com sua representatividade à nível internacional, ganhando mais robustez e sendo visto com mais seriedade pela iniciativa pública e privada que o apoia. Toda a comunidade da vela ganha com isso”.
George Wagner, presidente ABK
“A estreia do Sol Sertões Kitesurf no Circuito Brasileiro de kitesurf, chancelado pela CBvela e ABK, fortalece em muito o cenário do kitesurf brasileiro, colocando em disputa mais um título nacional”.