TBT Sertões: após 382 km, empate até nos décimos de segundo
Encerrada na semana passada, a edição 2026 do Dakar chamou a atenção pela diferença que separou vencedor e segundo colocado na classificação final das motos após 13 etapas. O argentino Luciano Benavides (KTM) levou a melhor sobre Ricky Brabec (Honda) por apenas dois segundos. O que você talvez não saiba é que uma disputa ainda mais impressionante marcou a edição 2022 do maior rally das Américas. Como quinta-feira é dia de TBT Sertões, nada melhor do que lembrar a história.
O Sertões chegava naquele ano às três décadas e, para marcar a ocasião, o roteiro percorreu as cinco regiões brasileiras, com direito à maior quilometragem cronometrada da modalidade em todo o planeta na temporada (4.811 km). A partir de Foz do Iguaçu (PR), pilotos e navegadores iniciaram um roteiro total de 7.215 km, encerrado em Salinópolis (PA).
A quarta das 14 etapas entraria para a história por um resultado inédito. Adrien Metge (IMS Yamaha) e Bissinho Zavatti concluíram os 382 km de especial entre Campo Grande e Costa Rica (ambos no MS) em 4h14min33s4. Empataram até nos décimos de segundo. E chegaram à Vila Sertões sem a certeza de quem levaria a melhor, ou se dividiriam o triunfo.
Foi necessário consultar o regulamento, que previa um critério de desempate. Metge foi considerado vencedor graças ao melhor resultado na primeira etapa. O próprio francês se divertiu com a circunstância: “Nunca tinha terminado uma especial empatado até nos décimos de segundo, acho que a chance de isso acontecer é menor que de ganhar na loteria”.
A sorte de Metge, no entanto, não duraria muito. Vencedor da prova no ano anterior, ele enfrentou mais tarde problemas no motor de sua moto que o tiraram da briga pelo rally. Bissinho seguiu firme rumo à conquista dias depois. E os dois mostraram como o rally raid, com toda a sua imprevisibilidade, longos percursos e desafios a cada quilômetro, é sinônimo de emoção e equilíbrio.