TBT Sertões: destaques do rally também encaram o desafio do MTB

O Carnaval está chegando e, como antes da folia tem uma quinta-feira, o TBT Sertões também marca presença. Desta vez para falar de uma turma que faz bonito em duas das três verticais esportivas do Sertões.

Os pilotos e navegadores do rally raid dependem de uma boa condição física para encarar etapas consecutivas que chegam a superar os 500 quilômetros, muitas vezes sob temperaturas elevadas.

Muitas vezes a bicicleta faz parte da rotina de preparação e, como estamos falando de rodas nos dois casos e o espírito competitivo faz parte da rotina, não foi surpresa receber destaques do Sertões e do Sertões Series nas provas do Sertões MTB, desde sua origem, em 2021. E vários deles no pódio de suas categorias.

Caso de Marcos Baumgart, bicampeão do Sertões Petrobras nos carros (2021 e 2025), e vice do Sertões MTB 2024 entre as duplas com soma de idade até 80 anos. Ou de Moara Sacilotti. A paulista, campeã da categoria Moto Over no Sertões 2022 e com 25 participações no maior rally das Américas, foi quarta colocada na E-Bike Feminino Elite no Sertões MTB Pirenópolis 2023.

Eles não foram os únicos: Zé Hélio, que ano passado alcançou a sexta vitória no Sertões Petrobras (primeira nos UTVs) também é presença constante (com direito à família pedalando junto), assim como Cristiano Batista (bicampeão mundial de Rally Baja nos UTVs e vencedor do Sertões 2009 nos quadriciclos); César Peduti, Fabrício Bianchini, Michel Terpins, Gunter Hinkelmann, Edu Bampi e Pamela Bozzano. Outro que encarou o desafio foi Maurício Costa Ramos, o Índio, vencedor do Sertões 2007 nos quadris.

E para 2026, quem serão os competidores a encarar a dobradinha Rally e MTB? A gente já está na expectativa para descobrir. As inscrições para o Sertões MTB Nova Lima (22 a 24 de maio) e o Sertões MTB Ibitipoca (17 a 19 de setembro) estão abertas e podem ser feitas através deste link.