TBT Sertões: Garra dentro e fora d’água na primeira edição do Kitesurf

O TBT Sertões é o espaço para as histórias que envolvem nossas três verticais de competição – Rally, Mountain Bike e Kitesurf. É desta última que vem a recordação da semana.

Mais precisamente de 2021, ano da primeira edição do Sertões Kitesurf, com um roteiro iniciado em São Miguel do Gostoso (RN) e concluído no Preá, em Cruz (CE), após cinco dias de velejo. Tempos em que a pandemia de Covid-19 ainda era uma preocupação e exigia cuidados, adotados para garantir o sucesso do evento.

Se nomes de destaque no cenário internacional como Reno Romeu e Bruna Kajiya marcaram presença, os velejadores da região não fizeram por menos. E mostraram toda a sua garra antes mesmo de cair na água pela primeira vez. Dois deles começavam ali uma trajetória que, mais tarde, os transformaria em campeões da principal categoria do Sertões Kitesurf, a Elite.

Paulistana de nascimento, mas radicada no Preá, onde se tornou instrutora do esporte, Gabriela Reynard, a Gabi, estava em São Miguel, mas a princípio com outra função. Ela integraria o time de resgatistas da prova, auxiliando os atletas que necessitam de ajuda, pois não havia conseguido patrocínio para competir.

Os planos mudaram graças à intervenção do saudoso Sylvio de Barros que, vindo do rally, também estava ali para encarar o desafio. Com a oportunidade de velejar em busca do resultado, Gabi mostrou toda sua força e foi vice-campeã do primeiro Sertões Kitesurf. Já no ano seguinte, levou o título, feito repetido no ano passado.

Ajudas

O cearense Yaron Moura viveu situação semelhante. Para participar, contou com várias ajudas e o equipamento emprestado pelo apresentador e empresário Álvaro Garnero, a quem havia orientado como instrutor. E não demorou muito a revelar seu talento, vencendo etapas e brigando pelas primeiras posições.

Assim como Gabi, Yaron marcou presença em todas as edições do Sertões Kitesurf e, em 2024, levou o campeonato da Elite. Com a façanha de ter batido dois destaques internacionais da modalidade: os maranhenses Bruno Lobo (representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris) e Lucas Fonseca (campeão mundial da Juventude).

24 a 26 de MAIO

-->