TBT Sertões: história com as bikes começou no asfalto de Interlagos

O Sertões MTB Cup abriu sua segunda temporada há duas semanas em Campos do Jordão, com o Sertões MTB Mantiqueira, consolidando sua força no cenário do ciclismo brasileiro. A competição surgiu como desdobramento das provas avulsas realizadas a partir de 2022 – o Ibitipoca, em Lima Duarte (MG), foi o palco da primeira delas.

O que muita gente não sabe é que o match entre a organização do maior rally das Américas e as bicicletas vem de antes disso. Mais precisamente, de dezembro de 2021, e distante da poeira das trilhas.

Tudo começou com o Sertões Bike Night Endurance, disputa de ciclismo de estrada em um dos tempos do esporte no país, o Autódromo Internacional José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo.

O Sertões Bike Night integrou a programação da última prova da Porsche Cup, que movimentou Interlagos ao longo de todo o dia. Como o próprio nome da prova sugere, o desafio de pedalar à noite no circuito de 4.309m de extensão trouxe um charme extra. E, como estávamos na terra da garoa, ela também marcou presença, trazendo um ponto de atenção a mais para os 224 ciclistas que alinharam no pelotão.

Além de grandes nomes da modalidade, destaques de outros esportes e outras áreas também estavam entre os inscritos. Casos do apresentador, chef e piloto Edu Guedes; de Ricardo Maurício (Stock Car), Vítor Meira (Indy) e do campeão do Sertões 2020 entre os carros Marcos Baumgart. Quem quis aproveitar a noite de ciclismo sem a pressão da competição contou com a categoria Tour.

Após duas horas de pedal e resistência, a classificação geral no Masculino foi vencida por Vinícius Rangel, fluminense que se preparava para defender a poderosa equipe profissional espanhola Movistar, seguido por Antônio Garnero. No Feminino, degrau mais alto do pódio para Ana Paula Polegatch, dona de títulos brasileiros de Estrada e Contrarrelógio.