TBT Sertões: na onda das redes sociais, como foi o rally de 2016

Como toda trend que se preza, essa surgiu de repente e não demorou a ganhar as redes sociais, impulsionada por anônimos e famosos. O Sertões não poderia ficar de fora da brincadeira, ainda mais por contar com um espaço que traz justamente de volta momentos marcantes de sua história. Sim, o TBT Sertões da semana mostra o que foi a edição 2016 do maior rally das Américas.

Com largada em Goiânia (como no ano passado) e chegada inédita em Palmas, o 24° Sertões atravessou três estados (Goiás, Tocantins e Bahia) ao longo de sete etapas e um percurso de 3.212 quilômetros, dos quais 2.357 cronometrados. Um roteiro que fez da edição uma das mais desafiadoras da história, em boa parte graças ao “intensivão” do Jalapão. As areias e as altas temperaturas exigiram de homens e máquinas.

Das quatro modalidades em disputa, três contaram com vencedores inéditos. Nas motos, festa do gaúcho Gregório Caselani (Honda), que superou Ramon Sacilotti – o paulista conquistou sua primeira vitória no ano passado, como navegador de Zé Hélio, nos UTVs. Terceira posição para um nome que segue ligado ao Sertões, de dois modos diferentes: Eduardo Shiga (hoje também navegador nos UTVs e integrante da equipe técnica do Sertões MTB Cup).

Destaque ainda para o exemplo de superação e garra do mineiro Cristiano Teixeira. Amputado da perna esquerda após um acidente com um trator, usando uma prótese e com adaptações nos comandos de uma Honda CRF 230F, ele completou o desafio na 19ª posição.

A disputa nos carros foi marcada pela dobradinha da equipe X Rally. Cristian Baumgart / Beco Andreotti venceram com a picape Ford Ranger V8 desenvolvida pela Neil Woolridge Motorsport (NWM). Superaram justamente o sul-africano Lance Woolridge, filho do construtor do veículo, em dupla com Marcelo Haseyama.

Primeira conquista também para Edgley Sobrinho (Yamaha Raptor), nos quadriciclos. Já nos UTVs, que aceleravam pelo quarto ano no Sertões, terceira vitória do mineiro Bruno Sperancini, ao lado do também mineiro Breno Rezende (Can-Am Maverick).