
TBT Sertões: o recorde mundial de E-Bikes em uma prova por etapas
Quinta-feira é dia de TBT. Uma sigla que vem de “Throwback Thursday”, o que poderia ser traduzido livremente para o português como “quinta-feira da volta no tempo”. Virou costume nas redes sociais aproveitar o penúltimo dia útil da semana para lembrar momentos marcantes e histórias interessantes.
Pois o Sertões também tem o seu TBT. Desta vez para falar de uma marca envolvendo o Sertões MTB Cup, campeonato de Mountain Bike Cross-Country Maratona (XCM) que chega este ano à sua segunda temporada.
Aberta aos ciclistas com bicicletas tradicionais e E-Bikes (em que a pedalada é auxiliada pela força de um motor elétrico), a competição rapidamente se tornou referência. E caiu nas graças dos que abraçaram essa nova forma de mobilidade, mais democrática. Afinal, ela favorece a participação de quem não tem uma rotina intensa de treinos e da turma 50+. E traz, aos atletas de ponta, um novo desafio, que inclui explorar ao máximo as possibilidades do equipamento.
Pois todos esses públicos convergiram para as três provas da primeira edição do Sertões MTB Cup. Na segunda delas, o Sertões MTB Ibitipoca, nas trilhas do Ibiti Projeto, em Lima Duarte (MG), nada menos que 301 E-Bikes alinharam para os três dias de disputa. Um número inédito considerando as competições por etapas em todo o planeta. Isso mesmo, recorde mundial, motivo de grande orgulho.
Claro que a expectativa para 2025 é de ampliar essa marca, e há muitos motivos para acreditar que será o caso. As inscrições para o Sertões Pass (o pacote promocional das três provas) ou para cada uma delas individualmente podem ser feitas através deste link.