TBT Sertões: uma história de quase três décadas com o Tocantins

Pilotos, navegadores e equipes se preparam para o Sertões Series Tocantins que, entre os dias 23 e 27 desse mês, definirá os campeões brasileiros de Rally Raid 2025. Se o desafio é inédito, a história envolvendo o Sertões e o mais jovem estado do país vem de longe e atravessa décadas, como mostra o TBT Sertões desta quinta-feira.

Criado a partir da Constituinte de 1988 e instalado no ano seguinte, o Tocantins recebeu as máquinas pela primeira vez em 1998, quando o percurso do rally ligou São Paulo a Natal. Paranã foi o ponto final da terceira etapa e, na seguinte, pilotos e navegadores seguiram para Palmas, capital projetada que ainda não havia completado a primeira década de existência.

A localização geográfica privilegiada e a variedade de terrenos tornaram o estado da Região Norte presença constante nos roteiros do Sertões. Gurupi e Palmas receberam etapas em 1999 e 2000.

Jalapão

Em 2001, pela primeira vez o maior rally das Américas fez escala em uma região que mais tarde se transformaria em um conhecido e apreciado destino turístico, o Jalapão. Ponte Alta do Tocantins – que será visitada agora pelo Series -; e São Félix do Jalapão receberam a caravana. Começava a ser escrita a lenda das areias que proporcionam um desafio especial a pilotos, navegadores e seus veículos.

De forma contínua, o Tocantins fez parte dos percursos do Sertões entre 2003 e 2013. Dianópolis, também parte do roteiro do Series, foi visitada em 2010. Na edição 2016, Palmas teve o privilégio de concluir a disputa e consagrar os campeões.

O rally voltaria ao estado em 2019 e 2020 – neste, em período da pandemia de Covid-19, as cidades anfitriãs eram mantidas sob sigilo até a véspera da chegada dos competidores e as Vilas Sertões eram fechadas ao público, sob o conceito de “Bolhas”. Palmas foi a quinta delas.

Um cenário bem mais animador marcou o reencontro mais recente, em 2022. Na edição dos 30 anos e do Bicentenário da Independência, a capital tocantinense estava na metade de um percurso iniciado em Foz do Iguaçu e que levou motos, carros, UTVs e quadriciclos a Salinópolis (PA) ao longo de duas semanas.

A Vila Sertões foi montada no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues (assim como acontecerá no Series) e recebeu o dia de descanso, com direito a uma atração especial: a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O Sertões dos 30 anos foi marcado ainda por duas provas paralelas: o Sertões Sul e o Sertões Norte. Palmas marcou o encerramento da primeira (com a premiação dos vencedores) e o início da segunda.

O Sertões Series Tocantins é mais um capítulo de uma história que, ao que tudo indica, ainda tem muitos e bons quilômetros pela frente.